Asalato e voz no Brasil

Lari e Mauro são os precursores da pesquisa dessa formação no Brasil desde 2017. 

Ao longo dos últimos anos, eles vêm pesquisando como adaptar levadas dos ritmos brasileiros para o asalato, colocando o instrumento especialmente como acompanhador dos cantos brasileiros. 

Ambos disponibilizaram diversos materiais na internet e isso fez com que hoje o asalato passasse a ser cada vez mais tocado, conhecido, despertando a curiosidade dos brasileiros de todas as idades e regiões. 

Sabemos que na África, há comunidades que usam essa formação, usando o asalato como acompanhador dos seus cantos. Em outros países / continentes essa prática não é tão explorada e é já possível ver como cada região do mundo integra o asalato na sua própria cultura. 

Por ser um instrumento bastante novo e que ainda não havia chegado ao Brasil ao longo da história, reconhecemos que estamos vivendo um momento muito importante de criação e inserção de uma nova sonoridade que ficará para sempre marcada na história da nossa música. 

Nosso maior interesse é em construir bases sólidas para que a comunidade brasileira se aproprie dessa formação, ampliando ainda mais o alcance e possibilidades do asalato na música brasileira, aprofundando com isso a sua relação com nossos cantos de tradição oral, com os ritmos brasileiros, os ritmos de origem africana e indígena que são tão importantes na construção da nossa identidade cultural. 

Copyright © 2022 | Lari Finocchiaro | Todos os direitos reservados